Artistas do Porto vão às escolas primárias para promover ensino da arte

Investigadores da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) levam artistas locais a escolas do primeiro ciclo para desenvolverem trabalhos com as crianças e professores, procurando criar boas práticas do ponto de vista da educação artística.

Pretende-se incentivar estratégias de aprendizagem através da arte contemporânea que permitam aos estudantes ser ativamente envolvidos com as questões que os preocupam“, disse à Lusa a professora da FBAUP Catarina Martins.

Este é um dos objetivos do CREARTE, um projeto europeu do qual a FBAUP faz parte, a partir do seu Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), juntamente com o Instituto Pedagógico e o Ministério da Educação e Cultura do Chipre, a Universidade de Jaen, de Espanha, a INSEA – Organização Internacional de Educação através da Arte, o Goldsmith’s College, do Reino Unido e a BUFF Film Festival – festival de cinema infantil – da Suécia.

Em Portugal, numa primeira fase e durante quatro meses, 14 artistas com diferentes valências implementaram o projeto em 14 escolas primárias do Porto, de Viseu, de Vila Nova de Gaia, de Matosinhos e do Bombarral.

O diálogo e o debate sobre experiências que as crianças têm do real, na escola e fora da escola, e compreender que as artes visuais trabalham questões importantes tais como identidade pessoal e cultural, família, comunidade e nacionalidade são outros dos objetivos.

A educação artística é uma área que está presente nos currículos mas na verdade são os professores responsáveis por outras áreas curriculares que desta se ocupam, não tendo, na maioria das vezes, uma formação específica do ponto de vista das artes“, explicou.

No CREARTE são utilizadas várias estratégias de ensino tais como a dramatização, o diálogo, a procura sistematizada de materiais e ideias, a experimentação, a pesquisa visual, a reflexão, o debate e a interação com situações, artefactos e pessoas.

O CREARTE, que finaliza em agosto de 2017, foi financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s